10 de maio de 2021

Veganismo: o que é e dicas para começar esse estilo de vida

veganismo-como-comecar

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Se você se interessa por alimentação saudável, é bem possível que você já tenha ouvido falar no veganismo. Muito mais do que uma maneira de se alimentar, o veganismo é um estilo de vida que preza pelo bem estar dos animais e no qual não é permitido consumir nada de origem animal. Se você se interessa pelo assunto, reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar a entender melhor sobre o que é ser vegano. 

O que é o veganismo? 

Veganismo é um estilo de vida que preza pelo bem estar dos animais e no qual as pessoas optam por não consumir nada que tenha origem animal. Isso inclui, é claro, a carne, mas os veganos também não consomem leite, ovos e até mesmo mel de abelha. A maioria dos veganos também evita usar produtos que contenham ingredientes de origem animal e isso inclui desde a roupa que usam até produtos de beleza, higiene pessoal, entre outros. Ou seja, ser vegano é muito mais do que uma dieta. É um estilo de vida que engloba várias esferas do consumo. 

Como começar a ser vegano? 

Para se tornar vegano é preciso cortar da dieta e da vida todo e qualquer produto que contenha ingredientes de origem animal. Há quem prefira tomar a decisão de uma vez e já cortar de um dia pro outro os ingredientes de origem animal. Embora isso seja possível, há quem prefira ir aos poucos. Muitos veganos começam se tornando ovolactovegetarianos, ou seja, cortam a carne, mas ainda passam um tempo consumindo ovos, leite e queijo. Depois vão tirando aos poucos os derivados do leite e os ovos da dieta, até se tornarem completamente veganos. A decisão de passar ou não por uma transição é pessoal e depende muito do que parece mais fácil para você. Há quem defenda a transição gradual para que o processo seja mais fácil, mas há quem ache que a transição acaba atrapalhando, já que você pode acabar empacado nesse meio-termo.  

Ser vegano significa ser saudável? 

De maneira geral sim, já que a dieta é completamente baseada em frutas e vegetais e alguns grãos e carboidratos como pão sem ovos e leite, etc. Mas o simples fato de se tornar vegano não garante saúde. Como em qualquer alimentação, é preciso ter equilíbrio. Se você se tornar vegano e se alimentar exclusivamente de carboidratos como pães, massas e arroz, pode acabar tendo problemas como excesso de açúcar no sangue, por exemplo. Se você opta por comer apenas frutas, verduras e vegetais, pode te faltar proteína. O ideal é ter uma dieta balanceada com bons níveis de carboidratos, proteínas e gorduras, o que é perfeitamente possível dentro de uma dieta vegana. Consultar um bom nutricionista pode te ajudar nesse processo. 

Vou comer mal sendo vegano? 

De forma alguma. Hoje em dia existem milhares de opções veganas de vários tipos de alimentos, incluindo queijos, bolos, doces e até chocolates e embutidos. É possível adaptar muitas receitas “comuns” para versões veganas e continuar se alimentando muito bem. Se essa é a sua vontade, é muito possível que você se adapte muito bem a esse estilo de vida. Mas é claro, é uma mudança bastante importante, então contar com o auxílio de um profissional para evitar déficits vitamínicos é importante. Veganos podem sofrer, por exemplo, com a falta de vitamina B12, que pode ser facilmente suplementada. 

Se você quer se tornar vegano ou já é vegano, a pasta de amendoim da Vitapower pode fazer parte da sua dieta. Temos algumas opções sem ingredientes de origem animal que você precisa conhecer. Quer saber mais? Visite nosso site e conheça nossos produtos!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Mais para explorar

pré treino o que comer

Pré treino: o que comer antes de treinar?

A prática regular de exercícios é um dos melhores modos de manter a nossa saúde em dia. Se você busca ter um estilo de vida mais saudável, é muito provável...