4 de novembro de 2020

Radicais livres: como se alimentar para combatê-los?

Alimento foto criado por freepik - br.freepik.com

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Se você está em busca de uma vida mais saudável e gosta de pesquisar sobre alimentação e exercícios, é muito provável que você já tenha ouvido falar de alimentos antioxidantes e da importância que é ter uma dieta que ajude a combater os radicais livres. Tudo isso é mesmo muito importante, mas será que você sabe por quê? Você entende o que são os radicais livres e qual a importância de combatê-los para ter uma vida mais saudável? Se você não entende tudo sobre eles, não se preocupe. Nós reunimos algumas informações que vão te ajudar a entender mais sobre o assunto.

O que são radicais livres?

Em primeiro lugar é preciso entender que os “radicais livres” não são exatamente vilões. Pelo contrário, são substâncias que são produzidas nas nossas células durante a queima de oxigênio. E essas substâncias nem sempre fazem mal, já que são os radicais livres que ajudam a combater algumas ameaças externas que podem prejudicar o nosso corpo. Mas se eles não fazem mal, por que ouvimos tanto sobre a necessidade de combatê-los?

É porque os radicais livres são substâncias instáveis, e quando se unem a outras moléculas podem fazer com que as células passem por um processo de oxidação, o que pode ser perigoso. Esse processo de oxidação não é desejável porque faz com que as células envelheçam mais rápido. Esse envelhecimento precoce pode causar doenças como catarata e artrite e em casos mais extremos pode auxiliar no aparecimento de outras questões mais graves como AVC, Alzheimer e até mesmo o câncer.

Alimentação e exercícios como aliados:

Já entendemos que os radicais livres são produzidos pelo nosso corpo, que possui enzimas que auxiliam a deixar os níveis dessa substância dentro do ideal. Só que acontece que fatores externos podem fazer com que esses radicais livres que nos auxiliam sejam produzidos em excesso e causem a oxidação das células e, consequentemente, as doenças que nós citamos. Uma das questões que mais ajudam o corpo a entrar em desequilíbrio é um estilo de vida desregrado. Se você consome álcool em excesso, fuma, tem uma alimentação baseada em ultraprocessados e gorduras e não pratica exercícios físicos, é muito possível que seu corpo produza radicais livres em excesso.

Para combatê-los, é preciso então ter um estilo de vida mais saudável. Praticar atividade física regularmente, ter uma boa noite de sono e evitar stress são boas práticas. Mas a alimentação também pode ajudar. Para isso é preciso optar por alimentos que sejam ricos em antioxidantes. É o caso de frutas cítricas, peixes, vegetais verdes escuros e as oleaginosas. O amendoim por exemplo, é rico em vitamina E e possui resveratrol, que é um poderoso antioxidante. 

A Vitapower:

Se você busca um estilo de vida mais saudável e quer ter uma alimentação que seja ao mesmo tempo saborosa e balanceada, você precisa conhecer a pasta de amendoim Vitapower. Disponível em diversos sabores, é uma ótima opção para ser consumida pura ou em diversas receitas. Como é feita com amendoim puro, as pastas da vitapower são ricas em gorduras boas e antioxidantes. Para saber mais sobre os nossos produtos, visite nosso site!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Mais para explorar

Exercícios em casa: alie praticidade e saúde

Com a pandemia do Coronavírus muitos estabelecimentos como academias e escolas de esporte acabaram fechando em razão da quarentena. Com isso, muitas pessoas começaram a tentar praticar exercícios em casa...