Quem está buscando perder peso e ter um estilo de vida mais saudável sabe que essa é uma tarefa que exige muitos desafios. Um deles é encontrar um tipo de alimentação que seja ao mesmo tempo saudável, prazerosa e que ainda se adeque ao seu ritmo de vida. Atualmente existem por aí muitas dietas que garantem uma perda de peso rápida e eficiente, como a dieta cetogênica, por exemplo. Baseada quase que completamente no consumo de proteínas e gorduras, a dieta exclui quase que completamente os carboidratos e tem sido a escolha de muitas pessoas que estão buscando perder peso.
Mas será que vale mesmo a pena optar por uma dieta restritiva assim? Nós reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar a tirar suas conclusões.
O que é a dieta cetogênica?
A dieta cetogênica se baseia principalmente em restringir o consumo de carboidratos. Ou seja, quem opta por esse tipo de alimentação exclui quase que completamente alimentos como pães, massas, bolos, biscoitos, entre outros. Ao invés de consumir carboidratos, a pessoa passa então a consumir proteínas e gorduras. Durante esse processo, o corpo deixa de pegar energia dos carboidratos e começa e tirar a energia da gordura (tanto a gordura dos alimentos, quanto a gordura do próprio corpo). E é por isso que a pessoa começa a emagrecer: ao usar a gordura do próprio corpo como combustível, o organismo acaba por queimá-la, reduzindo peso e medidas.
Vale a pena apostar na dieta cetogênica?
Como tudo na vida, há casos e casos. A maioria dos nutricionistas é unânime em dizer que dietas muito restritivas podem acabar por causar o efeito contrário: a compulsão. Se você é privado completamente de consumir um determinado grupo alimentar, como os carboidratos, por exemplo, pode ser que você não aguente continuar com a dieta por muito tempo e desista logo, voltando para hábitos alimentares ainda piores.
Além disso, por se tratar de uma dieta que privilegia o consumo de gorduras, ela é contraindicada para algumas pessoas, como por exemplo quem sofre com questões como colesterol alto, hipertensão e outras doenças. Apesar disso, a dieta cetogênica pode ser uma boa opção para diabéticos, por exemplo, e para pessoas que não tem contraindicações e se dão bem com esse estilo de alimentação.
A melhor opção é sempre procurar o seu médico ou nutricionista e discutir com ele qual a melhor estratégia para você. Mesmo que a dieta cetogênica seja adequada para o seu caso, é importante que você tenha um cardápio balanceado e que privilegie o consumo de gorduras boas que estão presentes em frutas como o abacate e em oleaginosas como castanhas e amendoins. Qualquer mudança drástica na alimentação exige cuidados e equilíbrio e por isso é sempre importante estar em contato com um profissional que entenda do assunto.
A VitaPower:
Se o seu objetivo é perder peso de maneira saudável, você pode começar a inserir as pastas de amendoim da VitaPower no seu cardápio. Fonte de energia e de proteínas, elas são ideais para quem quer aliar sabor e alimentação saudável. Disponíveis em vários sabores e fontes de gorduras boas, as pastas de amendoim ajudam a combater os radicais livres e ainda podem ser consumidas puras e em inúmeras receitas. Quer saber mais? Visite nosso site!