28 de outubro de 2020

Dieta cetogênica: vale a pena apostar?

criado por jcomp - disponívem em freepik.com

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Quem está buscando perder peso e ter um estilo de vida mais saudável sabe que essa é uma tarefa que exige muitos desafios. Um deles é encontrar um tipo de alimentação que seja ao mesmo tempo saudável, prazerosa e que ainda se adeque ao seu ritmo de vida. Atualmente existem por aí muitas dietas que garantem uma perda de peso rápida e eficiente, como a dieta cetogênica, por exemplo. Baseada quase que completamente no consumo de proteínas e gorduras, a dieta exclui quase que completamente os carboidratos e tem sido a escolha de muitas pessoas que estão buscando perder peso.

Mas será que vale mesmo a pena optar por uma dieta restritiva assim? Nós reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar a tirar suas conclusões.

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica se baseia principalmente em restringir o consumo de carboidratos. Ou seja, quem opta por esse tipo de alimentação exclui quase que completamente alimentos como pães, massas, bolos, biscoitos, entre outros. Ao invés de consumir carboidratos, a pessoa passa então a consumir proteínas e gorduras. Durante esse processo, o corpo deixa de pegar energia dos carboidratos e começa e tirar a energia da gordura (tanto a gordura dos alimentos, quanto a gordura do próprio corpo). E é por isso que a pessoa começa a emagrecer: ao usar a gordura do próprio corpo como combustível, o organismo acaba por queimá-la, reduzindo peso e medidas.

Vale a pena apostar na dieta cetogênica?

Como tudo na vida, há casos e casos. A maioria dos nutricionistas é unânime em dizer que dietas muito restritivas podem acabar por causar o efeito contrário: a compulsão. Se você é privado completamente de consumir um determinado grupo alimentar, como os carboidratos, por exemplo, pode ser que você não aguente continuar com a dieta por muito tempo e desista logo, voltando para hábitos alimentares ainda piores.

Além disso, por se tratar de uma dieta que privilegia o consumo de gorduras, ela é contraindicada para algumas pessoas, como por exemplo quem sofre com questões como colesterol alto, hipertensão e outras doenças. Apesar disso, a dieta cetogênica pode ser uma boa opção para diabéticos, por exemplo, e para pessoas que não tem contraindicações e se dão bem com esse estilo de alimentação.

A melhor opção é sempre procurar o seu médico ou nutricionista e discutir com ele qual a melhor estratégia para você. Mesmo que a dieta cetogênica seja adequada para o seu caso, é importante que você tenha um cardápio balanceado e que privilegie o consumo de gorduras boas que estão presentes em frutas como o abacate e em oleaginosas como castanhas e amendoins. Qualquer mudança drástica na alimentação exige cuidados e equilíbrio e por isso é sempre importante estar em contato com um profissional que entenda do assunto.

A VitaPower:

Se o seu objetivo é perder peso de maneira saudável, você pode começar a inserir as pastas de amendoim da VitaPower no seu cardápio. Fonte de energia e de proteínas, elas são ideais para quem quer aliar sabor e alimentação saudável. Disponíveis em vários sabores e fontes de gorduras boas, as pastas de amendoim ajudam a combater os radicais livres e ainda podem ser consumidas puras e em inúmeras receitas. Quer saber mais? Visite nosso site!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Mais para explorar

Alimento foto criado por azerbaijan_stockers - br.freepik.com

4 benefícios do amendoim para sua dieta

O amendoim é um dos alimentos mais versáteis que temos. Rico em gorduras boas, ele pode ser consumido torrado na forma de petisco, em receitas salgadas e também em diversos...

Tecnologia foto criado por karlyukav

Ansiedade: 5 dicas para combatê-la

O ano que passou não foi dos mais fáceis. Afinal, em razão da pandemia do coronavírus, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade que envolve ficar muito mais tempo...

Cidade foto criado por mego-studio - br.freepik.com

Corrida: como evitar lesões:

Se exercitar ao ar livre tem sido uma das opções preferidas de muitas pessoas, principalmente em tempos de distanciamento social em que estúdios e academias tiveram que limitar o número...