2 de dezembro de 2020

Ansiedade: 5 dicas para combatê-la

Tecnologia foto criado por karlyukav

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O ano que passou não foi dos mais fáceis. Afinal, em razão da pandemia do coronavírus, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade que envolve ficar muito mais tempo em casa do que estávamos acostumados, além de ter que lidar com outras questões como incerteza, muito mais tempo online e menos tempo perto daqueles que amamos. Isso fez com que muitas pessoas acabassem se sentindo mais ansiosas, o que é natural. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a lidar melhor com a ansiedade no dia a dia.

1. Invista em atividades prazerosas:

Trabalhar em casa pode ser bastante prático, mas vem com uma questão que pode causar muita ansiedade: não conseguir separar o tempo de lazer do tempo de trabalho. Por isso é importante que você se organize para que consiga ter o tempo do trabalho e o tempo de descanso. Estipule um horário para começar a trabalhar e outro para terminar as suas atividades. Tente seguir esse cronograma à risca, a não ser que seja estritamente necessário trabalhar algumas horas a mais. No tempo livre, invista em atividades que sejam prazerosas para você, como ler um livro, fazer uma caminhada ao ar livre, cozinhar um prato que você goste, assistir aquela série que você ama, etc.

2. Pratique atividade física:

Uma coisa que ajuda muito a aliviar o estresse e a ansiedade do dia a dia é a prática de exercícios físicos. Se você não se sente muito disposto, não é necessário fazer uma hora de exercícios diários. Quinze minutos ou meia hora de alguma atividade que você goste já são mais do que o suficiente para te dar mais disposição e fazer com que você se sinta melhor. Vale lembrar que a prática de atividades físicas também tem o poder de melhorar o sono, e uma noite bem dormida também auxilia na diminuição da ansiedade. 

3. Use as redes sociais com inteligência:

Passando mais tempo em casa, é natural que a gente acabe ficando ainda mais tempo no celular. Não existe problema em checar as redes sociais de vez em quando, mas ficar o tempo todo ligado no que as pessoas estão postando pode fazer com que você se sinta ainda mais ansioso. Tente desligar um pouco das redes sociais e estipule um limite diário para passar usando o celular. Isso pode fazer com que você tenha menos contato com notícias ruins ou com coisas que podem te estressar e te deixar ansioso.

4. Tenha uma alimentação balanceada:

Uma alimentação balanceada pode te ajudar em diversos aspectos da vida, inclusive na questão da ansiedade. O ideal é que você tenha uma alimentação baseada principalmente em frutas, verduras, legumes e gorduras boas e que evite ao máximo alimentos ultraprocessados. Comer bem não necessariamente significa ter uma alimentação muito complicada. Um bom prato de arroz, feijão, salada e uma carne já é um bom modo de ter uma alimentação balanceada. Tente colocar também gorduras boas no cardápio como castanhas, amendoim, abacate, entre outros.

5. Considere a terapia:

Todas essas dicas que demos podem te ajudar a se livrar um pouco da sensação de ansiedade, mas caso você esteja se sentindo angustiado, com dificuldade de realizar as tarefas diárias, com o sono muito agitado mesmo seguindo essas dicas, o melhor é considerar a terapia. Procure um bom profissional e agende uma consulta. Vale lembrar que muitos terapeutas têm atendido online e que isso pode ser uma boa solução.

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