18 de novembro de 2020

Corrida: como evitar lesões:

Cidade foto criado por mego-studio - br.freepik.com

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Se exercitar ao ar livre tem sido uma das opções preferidas de muitas pessoas, principalmente em tempos de distanciamento social em que estúdios e academias tiveram que limitar o número de pessoas por horário. Por isso, muita gente acabou começando a se aventurar na corrida, já que esse é um esporte muito versátil, que pode ser praticado em parques, praças ou até mesmo na rua. Mas quem está começando a correr agora precisa tomar alguns cuidados para evitar lesões e problemas mais sérios. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a correr sem nenhum risco.

No seu ritmo, no seu tempo:

Se você começou a correr agora e não tem muita prática na atividade, não tente ir além das suas possibilidades. Comece devagar, com treinos intervalados e vá aumentando o ritmo conforme o seu corpo consegue. Evite tentar correr rápido demais ou distâncias longas demais logo nos primeiros treinos. Como o seu corpo não está acostumado com a atividade ainda, isso pode sobrecarregar ligamentos e musculatura e fazer com que você acabe se lesionando. 

Escolha a roupa e o tênis adequado:

Outro grande erro que as pessoas cometem na hora de começar a correr é pegar aquele tênis velho que estava encostado em casa e já sair para correr com ele. É preciso lembrar que a corrida é um esporte de alto impacto e que vai exigir bastante do seu corpo. Por isso, antes de começar a prática é importante que você procure por um tênis adequado, que tenha o amortecimento necessário para que você corra sem ter nenhum problema nas pernas. A mesma coisa serve para a roupa. Principalmente nos primeiros dias, a corrida vai exigir bastante de você. Por isso o ideal é que você use roupas leves e de tecidos que respirem, para não se sentir tão cansado durante a prática.

Fortaleça a musculatura:

A corrida vai exigir bastante dos seus músculos, e por isso é importante que eles estejam fortalecidos. Se você quer fazer da corrida um hábito, é interessante que você aposte também em exercícios que fortaleçam a musculatura como musculação ou pilates, ao menos duas vezes por semana. E lembre-se que o ideal não é malhar apenas as pernas. O corpo como um todo deve estar fortalecido e é importante focar principalmente em atividades que fortaleçam o core.

Descanse quando necessário:

Quando começamos  um esporte novo, é natural que surja uma empolgação que faz com que a gente não queira parar um dia sequer. Mas é importante que você respeite o seu corpo e que permita a ele momentos de descanso. Correr todos os dias pode sobrecarregar demais a sua musculatura e fazer com que você se lesione. Uma lesão vai te obrigar a ficar em casa por muito mais tempo que um dia de descanso. O ideal é intercalar os treinos correndo um dia sim e um dia não. Se você não quiser ficar parado, alterne um dia de corrida mais puxada com outro de caminhada ou corrida leve. 

Alimentação adequada é essencial:

Para que seu corpo tenha a energia necessária para correr, é preciso que você se alimente bem. Por isso escolha boas opções de pré e pós treino e antes da corrida opte principalmente por alimentos mais leves, mas que te deem bastante energia. Boas opções são frutas, shakes proteicos, biscoitos mais leves com pasta de amendoim, entre outros.

A Vitapower:

Se você está começando a correr agora e precisa colocar no seu dia a dia um alimento que te dê força, energia e que ao mesmo tempo seja saboroso e saudável, você precisa conhecer as pastas de amendoim da Vitapower. Disponíveis em diversos sabores, nossas pastas de amendoim são cheias de nutrientes e muito versáteis, podendo ser consumidas puras e em diversas receitas. Quer saber mais sobre os nossos produtos e onde encontrá-los? Visite nosso site e saiba mais!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest

Mais para explorar

Sono agitado? Saiba como melhorar

Não existe nada mais revigorante do que ter uma noite de sono tranquila, não é verdade? Mas tem dias que mesmo tentando relaxar a gente acaba tendo um sono agitado,...

Cidade foto criado por mego-studio - br.freepik.com

Corrida: como evitar lesões:

Se exercitar ao ar livre tem sido uma das opções preferidas de muitas pessoas, principalmente em tempos de distanciamento social em que estúdios e academias tiveram que limitar o número...