17 de março de 2021

Como congelar alimentos e como isso pode facilitar a sua vida

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Ter que conciliar trabalho, atividade física, cuidar dos filhos e outras questões não é das tarefas mais fáceis. Mesmo para quem segue trabalhando em casa, o dia a dia é bastante corrido e às vezes falta tempo até para a gente se alimentar direito. Alimentos congelados podem ajudar bastante quem tem uma rotina mais agitada e podem fazer com que você consiga se alimentar de maneira saudável mesmo naqueles dias que não está com tempo para passar horas na cozinha. Se você tem dúvidas sobre como congelar alimentos, nós trouxemos aqui algumas dicas interessantes:

Alguns alimentos podem ser congelados sem problemas:

Existe uma grande variedade de alimentos que pode ser congelada sem nenhum problema. Sendo assim, você pode prepará-los com alguma antecedência e deixar no congelador para aqueles dias em que realmente falta tempo para preparar uma refeição. Os alimentos que podem ser congelados são: macarrão cozido, arroz cozido, pão, massa de pão, brócolis cozido, cenoura cozida, vagem cozida, pimentão, espinafre, ervas, banana descascada, morango, mirtilo, manga em pedaços, uva, castanhas em geral, feijão cozido com caldo, carne crua ou cozida, manteiga, queijo ralado e iogurte. 

Ou seja, existe uma gama de preparos que você pode fazer e deixar pronto no congelador para os dias de mais pressa. Caso você queira cozinhar, mas prefira facilitar as coisas, você pode congelar apenas o arroz e o feijão em porções individuais, ou apenas alguns legumes, etc.

Existem alimentos que não podem ser congelados:

Congelar é uma medida muito prática, mas isso não significa que tudo possa ser congelado. Alimentos como leite, frituras, creme de leite, molhos à base de ovos, maionese, e vegetais com muita água como é o caso do pepino, alface, rabanete, etc não ficam bem no congelador. Se você quiser consumir algum desses alimentos o melhor é prepará-los na hora de comer.

Planeje-se e fique atento aos prazos:

Para conseguir se dar bem com preparos congelados, é importante que você tenha planejamento. Separe um dia da semana e faça as refeições que você acha que serão importantes ter no congelador. Você pode também congelar opções para o café da manhã e para o lanche da tarde, como panquecas e bolinhos, por exemplo. Para o shake de frutas, é possível deixar frutas cortadas e porcionadas para cada preparo.

Além disso, esteja sempre atento a data de validade. Não é porque os alimentos estão congelados que eles vão durar para sempre. Trouxemos aqui uma tabela que pode te ajudar: 

  • carne moída ou picada: de 3 a 4 meses
  • carne em peça: de 8 a 12 meses
  • comida processada e pratos prontos: 3 a 4 meses
  • embutidos: de 1 a 2 meses
  • frango e aves: de 9 a 12 meses
  • frutas, legumes e vegetais: 5 a 6 meses
  • hambúrgueres, almôndegas e bolo de carne: de 2 a 3 meses
  • pães e massas: de 1 a 2 meses
  • peixes e frutos do mar: de 3 a 6 meses
  • sopas, cozidos e refogados: de 2 a 3 meses

Na hora de congelar, anote no recipiente (pode ser um pote de plástico ou vidro próprio para congelador, ou um saquinho plástico) a data de congelamento e a data limite para consumo. Assim você evita desperdício e consegue se organizar melhor.

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