21 de abril de 2021

4 alimentos que parecem saudáveis sem ser

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Se alimentar de maneira saudável é o que muitas pessoas buscam para manter um estilo de vida mais equilibrado e conseguir deixar a saúde em dia. Mas na hora de escolher o que devemos comer, temos que tomar muito cuidado para não cair em armadilhas.  Você sabia que alguns alimentos que consideramos saudáveis podem não ser? Criamos aqui uma lista com alguns deles para você ficar atento 

1. Suco de caixinha: 

Muita gente que entra na dieta ou que quer simplesmente ter um estilo de vida mais saudável pensa que é melhor trocar o refrigerante pelo suco. Essa não é uma ideia errada, desde que você opte por sucos naturais, feitos com a própria fruta. Se a sua opção for por sucos de caixinha, ou pior, sucos em pó, saiba que você está fazendo uma escolha bastante equivocada. O suco industrializado possui um alto teor dos açúcares da fruta concentrados sem a parte mais importante do alimento, que são as fibras. Se você quer uma alimentação mais balanceada, faça um suco de fruta natural, ou ainda melhor: consuma a fruta in natura. 

2. Barras de cereal e granolas industrializadas: 

Muitas vezes só de ver cereal no rótulo as pessoas já tendem a achar que aquele é um alimento saudável. Não é bem assim. Alguns alimentos industrializados como barrinhas de cereal e granola podem vir com índices altíssimos de açúcar e acabam sendo calorias vazias. Para driblar isso, o melhor a se fazer é procurar uma receita de granola caseira, ou consumir o seu iogurte ou a sua panqueca com grãos como linhaça, chia, e castanhas variadas. 

3. Alimentos diet e light: 

Contar calorias nem sempre é o modo mais inteligente de ter uma vida saudável e de perder peso. Pelo contrário. Alguns alimentos com baixo índice calórico podem vir recheados de gorduras saturadas, conservantes e outros tipos de adoçantes que não fazem tão bem assim para a saúde. Se você quer controlar seu peso fazendo escolhas saudáveis, o melhor a se fazer é optar por fazer seus alimentos em casa: asse suas batatas chips, crie seus doces funcionais com a ajuda de pastas de amendoim, e priorize frutas e castanhas na hora do lanche. 

4. Embutidos: 

Existe uma insistência da indústria em vender alguns alimentos como peito de peru e presunto light como alimentos lights e saudáveis. É verdade que eles possuem um índice calórico baixo, mas isso não significa que sejam alimentos que fazem bem para a saúde. Embutidos são alimentos ultraprocessados, recheados de aditivos que não fazem bem para a saúde e seu consumo excessivo está ligado inclusive ao risco de câncer. Isso não quer dizer que você tenha que abandonar esse tipo de alimento para sempre, mas é bom comer com moderação. Uma boa alternativa para o recheio de pães e tapiocas é o ovo – que é cheio de propriedades que fazem bem a saúde. 

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