Quem é pai ou mãe sabe bem que uma das nossas maiores preocupações é garantir o melhor para os nossos filhos. E isso inclui também a alimentação dos pequenos, já que queremos nos certificar que eles cresçam fortes e saudáveis. Mas na hora de montar o cardápio infantil, bate a dúvida: o que colocar na alimentação das crianças que é saudável, ajuda no desenvolvimento, mas não faz mal para elas? Nós reunimos aqui algumas opções:
Dos 0 aos 6 meses:
Durante essa faixa de idade, a OMS (organização mundial da saúde) indica que a criança se alimente apenas do leite materno. Ou seja, o melhor a se fazer nos primeiros seis meses de vida do seu filho é amamentá-lo à medida que ele sentir fome e não tentar adicionar nada de novo na dieta do bebê. Vale lembrar que para que a criança fique bem nutrida, é ideal que a mãe também se alimente bem e de maneira saudável. Isso garante que a criança terá todos os nutrientes necessários. Caso você não consiga amamentar, bancos de leite e fórmulas específicas podem ser adicionadas à dieta do bebê, sempre com indicação médica.
Dos 6 meses a 9 meses:
Aqui você já pode começar a introduzir alimentos sólidos na dieta do seu filho. O ideal é que a criança se alimente com opções saudáveis como legumes e frutas. Atualmente, os pediatras recomendam que a comida seja dada ao bebê em pedaços pequenos ou amassada, e não liquidificada. É que a comida em pequenos pedaços estimula a mastigação e ajuda no desenvolvimento da criança. Aqui não há restrições quanto a frutas e verduras, mas é contraindicado açucar e excesso de sal e temperos.
De 9 meses a 2 anos:
A partir daqui a criança já pode ser incluída na rotina alimentar da família, mas é claro, com ajustes de quantidade e textura. É preciso seguir cortando comida em pedaços menores e se certificar que é confortável para o seu filho, que ele não vai engasgar, etc. Ainda é melhor optar por uma dieta balanceada, repleta de legumes e frutas e evitar excesso de doces e de sódio, por exemplo.
A partir dos dois anos:
Aqui é quando a criança geralmente começa a ter contato com outras crianças, vai à escola, começa a ir a festinhas de aniversário e tudo o mais. Seu filho pode comer de tudo, mas o melhor é estimular uma dieta saudável, sempre com equilíbrio. Ao invés de proibir alimentos, o melhor é explicar porque determinadas comidas fazem melhor a saúde do que outras. E sempre vale o exemplo. Uma criança que cresce vendo os pais comendo verduras, frutas, pouco doce e pouca fritura tende a repetir os hábitos. Dizer que a criança deve tomar apenas suco quando você toma refrigerante diariamente, não vai colar.
Se você quer optar por uma alimentação mais saudável, você precisa conhecer a VitaPower. Somos uma empresa referência em pastas de amendoim, e possuímos pastas de amendoim saborizadas que são ótimas opções para um doce mais saudável. Quer saber mais sobre os nossos produtos? Visite nosso site!